Operação AmazonasPromoção:
Operação AmazonasPromoção:
Sinta-se livre para contactar-nos:

PicTrust identifica a autenticidade de imagens e evita fraudes

Sem categoria 21.01.2016

Case 2 - Pictrust_ericoxavier2Ao mesmo tempo em que a tecnologia avança cada vez mais rápido e proporciona grandes benefícios para a sociedade, ela também traz como consequência uma série de riscos e perigos que não podem ser deixados de lado quando o assunto é inovação. Levando em conta esse contexto atual, é muito provável que, ao navegar pela internet, você já tenha encontrado, fotos que foram alteradas, por motivos diversos. Em alguns casos, as imagens podem até ser inofensivas, mas está se tornando constante o uso de fotografias modificadas de maneira séria, levando pessoas a serem enganadas em situações graves.

Pensando nesse problema, um grupo de empreendedores do Amazonas, que teve seu projeto aprovado no Programa Sinapse da Inovação, está desenvolvendo um aplicativo de certificação de fotos digitais, o PicTrust. O objetivo dessa ferramenta é bem simples: identificar a autenticidade de imagens e evitar fraudes em seguradoras, órgãos de fiscalização de obras e vigilância sanitária e, até mesmo, em ações dos Serviços de Proteção ao Consumidor.

Danilo Siqueira, um dos idealizadores do projeto, explica que o aplicativo funciona de maneira transparente e trabalha em conjunto com um site ou gestor web, que irá gerenciar online todo o conteúdo gerado a partir do app, como as redes, membros e fotos. “É transparente porque a pessoa está usando o celular para fazer foto, pegamos todas informações da foto para evitar que ela seja manipulada. Então vai ter data, hora, local, autor da foto e, principalmente, alguns parâmetros da foto que fazem com que a gente crie essa impressão digital e certifique que na foto não houve manipulação”, disse Siqueira.

Através do uso do aplicativo, a equipe tem a expectativa de evitar fraudes e diminuir o valor de prejuízos das seguradoras, que normalmente ocorrem no momento da vistoria. Além de trazer mais garantia para o sistema dessas empresas, o Pictrust também funcionará como um forte aliado para os órgãos de fiscalizações e cartórios.

 

Sobre o projeto:

O PicTrust é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação, resultado da parceria firmada entre a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e o governo do Estado via Fapeam, que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

 

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam

Sorry, the comment form is closed at this time.