Operação AmazonasPromoção:
Operação AmazonasPromoção:
Sinta-se livre para contactar-nos:

Mashina, a ferramenta que auxiliará no controle do consumo de energia elétrica

Sem categoria 20.04.2016

Já imaginou um equipamento que permita o acompanhamento do consumo energético dos aparelhos das residências? Pesquisadores do Amazonas estão desenvolvendo um dispositivo que possibilitará que os consumidores gerenciem e monitorem, via smartphones e computadores, o consumo elétrico dos aparelhos residenciais. Ficar de olho no consumo de energia elétrica é essencial para evitar sustos quando chegar a fatura, não é mesmo?

Intitulada de “Mashina”, a ferramenta está sendo desenvoinfografico-Mashina-Suelvida por microempreendedores com apoio do governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Sinapse Amazonas. O projeto foi um dos 40 aprovados na operação piloto do programa no estado e a expectativa é de que um protótipo fique pronto em 6 meses.

A ferramenta

Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro elétrico Allan Roberto Amorim, o funcionamento da ferramenta é simples e se dá por meio de uma central controlada remotamente por computador ou celular. A central fará o gerenciamento dos dispositivos na residência, monitorando o consumo energético para otimizar o uso dos equipamentos, gerando uma redução no consumo de energia.

“O processo é bastante prático. O usuário poderá ligar ou desligar determinados equipamentos em sua residência com um simples toque na interface do seu smartphone. Para isso, bastará que ele tenha uma conexão com a internet. Indicadores de consumo e estimativas serão apresentados ao usuário, permitindo a tomada de decisões no sentido de economizar energia”, disse o Amorim.

O termo “Mashina” é russo que significa máquina, motor, e foi proposto por um designer que atuou com a equipe no início do projeto. “Mashina é algo que transforma uma fonte de combustível em movimento útil. Nós transformamos conhecimento técnico em produtos”, disse o engenheiro.

Além de transformar o conhecimento técnico em produtos, em tempos de crise energética e aumento das tarifas no país, a ferramenta auxiliará os consumidores a, de forma simples e prática, reduzir o consumo nas residências e, consequentemente, o valor pago a concessionária pelos serviços.

Fonte: FAPEAM

Infográfico: Suelen Souza / Agência FAPEAM

Sorry, the comment form is closed at this time.