Operação AmazonasPromoção:
Operação AmazonasPromoção:
Sinta-se livre para contactar-nos:

Dúvidas frequentes

Baixe aqui o passo-a-passo: Como cadastrar uma ideia?

 

1. Quem pode submeter ideias no Programa Sinapse da Inovação?

Pessoas físicas residentes há, no mínimo, 4 (quatro) anos no estado do Amazonas ou que estejam regularmente matriculadas em cursos de graduação ou pós-graduação em Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior – IPES sediadas no estado do Amazonas, que apresentem uma ou mais ideias inovadoras.

 

2. Preciso ter uma empresa para participar?

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A constituição da empresa, no entanto, será necessária apenas após a terceira fase do programa (fase do projeto de fomento) caso a ideia seja aprovada. Para receber os recursos financeiros da FAPEAM, não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica, a pessoa física deverá obrigatoriamente, até a data de 14/03/2016, constituir uma empresa com sede em Manaus.

 

3. Já tenho uma empresa constituída, posso participar?

Podem participar Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (ME ou EPP), sediadas no estado do Amazonas, que atendam às seguintes condições:

a) tenham data de emissão do cartão do CNPJ (emitido pela Receita Federal do Brasil) no período entre 29/04/2014 a 14/03/2016;

b) que os sócios proprietários não possuam outra empresa;

c) o coordenador do projeto, detentor da ideia inovadora, deve ter vínculo direto com a empresa beneficiária (sócio proprietário ou funcionário), comprovado através de contrato social ou contrato de trabalho e/ou anotações em carteira de trabalho.

d) a empresa beneficiária deverá estar adimplente com a FAPEAM e demais órgãos das esferas federal, estadual e municipal na fase de implementação.

e) que tenham objeto social que contemple atividade operacional relacionada com a ideia inovadora contemplada no âmbito desta chamada.

 

4. Até quando posso submeter minha ideia?

As ideias poderão ser submetidas a partir do lançamento da Chamada Pública até às 24h do dia 11/06/2015.

 

5. Haverá prorrogação do prazo de submissão de ideias?

Não haverá prorrogação do prazo de submissão de ideias. Por isso, fique atento e submeta sua ideia inovadora tranquilamente com antecedência.

 

6. Posso acessar minha ideia para fazer alterações após cadastrá-la?

Sim, as ideias poderão ser modificadas até o prazo limite de encerramento das inscrições. Após este prazo, modificações não serão possíveis. Mas cuidado, não deixe para a última hora para evitar riscos.

 

7. Quais os benefícios de submeter minha ideia com maior antecedência da data de encerramento das inscrições?

Apresentar a sua ideia com antecedência é vantajoso, pois permite que ela seja avaliada e comentada por outros participantes do programa por mais tempo. Desta forma, você ganhará maior relevância no sistema e maior número de feedbacks.

 

8. Como as ideias serão avaliadas?

Cada ideia será avaliada por dois especialistas, com formação e experiência em uma ou mais áreas temáticas do programa, homologados pelo Comitê Gestor. As avaliações seguirão os critérios estabelecidos no edital e, caso haja uma discrepância entre as avaliações, um terceiro especialista irá avaliar a ideia.

 

9. Qual o conceito de Inovação adotado pelo Programa?

Para propor suas ideias Inovadoras veja o que se deve entender por Inovação através do espaço de Capacitação da Fase 1 de Ideias.

 

10. Qual será o recurso financeiro oferecido para os selecionados para a etapa de pré-incubação?

O recurso financeiro concedido às ideias que forem aprovadas nas 3 fases de avaliação será de R$ 50.000,00 em subvenção econômica, não reembolsável, oferecidos pela FAPEAM.

 

11. Como posso gastar a subvenção?

Os recursos podem ser gastos em despesas conforme o item 8 do edital.

 

12. É obrigatório participar das capacitações, palestras e oficinas?

Sim, ao menos um membro da equipe precisa participar das atividades de capacitação do programa.

 

13. Sou obrigado a participar da auditoria?

Sim, as empresas beneficiadas serão avaliadas levando em conta o empreendimento, produto e empreendedor. As empresas são obrigadas a realizar prestações de contas técnicas e financeiras conforme critérios para utilizações dos recursos e procedimentos dispostos na cartilha de prestação de conta da FAPEAM.

 

14. Tenho outra dúvida que não foi respondida pelo site ou pelo edital, como posso entrar em contato?

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida aqui ou no edital do programa, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected]