Operação AmazonasPromoção:
Operação AmazonasPromoção:
Sinta-se livre para contactar-nos:
Sem categoria 26.06.2017

As startups do Sinapse da Inovação Amazonas se reuniram hoje, 26/06, no Cardume Coworking, no workshop final da etapa de pré-incubação do programa. O objetivo do evento foi a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas empresas nos últimos seis meses. Os empreendedores foram avaliados por uma banca de especialistas, composta por consultores da Fundação CERTI, Fapeam e empreendedores estabelecidos da região, que forneceram feedbacks para o aprimoramento dos negócios.

Cinco startups receberam prêmio de empresa destaque no evento por seu desenvolvimento e evolução durante o período de pré-incubação do programa:

  • Amazon Doors: Oferece consultoria especializada para aquisição e utilização de insumos naturais da Amazônia e produção de substâncias isoladas a partir de espécies vegetais.
  • Aquanorth: Conceito novo em aquicultura sustentável e preparo de pratos prontos a base de pescado utilizando atmosfera modificada.
  • Coaraci: Especializada na fabricação de alimentos amazônicos, visando a prospecção da culinária da região a demais regiões do mundo.
  • E-Bio +: empresa criada com o objetivo de desenvolver tecnologia em sensores para qualificação de óleos e matérias primas do Amazonas
  • Trocados: Uma rede colaborativa de trocos, que aproxima pessoas com o troco recebido através de aplicativo e por meio do compartilhamento de valores.

Por fim, os empreendedores puderam interagir com outras empresas e trocar experiências para o aprimoramento de seus negócios.

Este foi o segundo workshop presencial realizado nesta edição, no âmbito da metodologia de pré-incubação do programa Sinapse da Inovação. Além das capacitações presenciais, os empreendedores receberam 40 capacitações online com palestras sobre temas que estimularam o seu desenvolvimento, como aspectos jurídicos, gestão de projetos, P&D e cooperação, marketing digital, vendas e negociação, processos produtivos, gestão financeira, pitch e storytelling. O programa contou com a parceria de grandes especialistas para a realização deste conjunto de capacitações, como as empresas Resultados Digitais, Exact Sales, Triaxis Capital, Narrative e Guimarães e Santiago Sociedade de Advogados.

Confira algumas fotos do evento:

 

     

Sem categoria 13.12.2016

O Sinapse da Inovação cresceu, conquistou novos estados e ganhou agora um site institucional que está saindo do forno!

O programa vem se consolidando como um mecanismo de incentivo ao empreendedorismo inovador cada vez mais reconhecido, transformando ideias em negócios de sucesso e disseminando oportunidades para quem quer empreender. O novo portal traz informações sobre a metodologia Sinapse, as edições, os impactos gerados, os parceiros, reúne depoimentos de empreendedores sinápticos e um blog com as oportunidades de empreendedorismo, bem como as conquistas das startups contempladas.

Com o lançamento do site institucional, as atualizações como notícias, cases de sucesso e oportunidades abertas, postadas usualmente nos sites de cada estado onde o programa atua, estarão concentradas no novo portal.

 

site-3

 

Acesse, conheça e compartilhe: http://portal.sinapsedainovacao.com.br/

 

 

Sem categoria 13.10.2016

A Anestech, sediada em Florianópolis e contemplada na quarta edição do Sinapse da Inovação em Santa Catarina, foi uma 3 das vencedoras do Desafio Pfizer 2016. A disputa tem como objetivo buscar startups inovadoras que alinhem tecnologia e visão de negócios em Saúde Digital para melhorar o mundo e transformar o setor de Saúde, através da inovação, e é promovida pela Pfizer – multinacional da indústria farmacêutica, em parceria com a aceleradora Berrini Ventures, focada no setor de Saúde.

O tema central da edição de 2016 foi o poder disruptivo do digital para transformar a Saúde e 135 startups concorreram em 3 categorias: Early-stage, para empresas em fase inicial de desenvolvimento; Commitment, para empresas já constituídas, com solução em beta; e Scalling, para empresas com produtos finalizados e em crescimento expressivo no número de clientes.

unnamed-copia

A sináptica, que venceu na categoria Scalling, cria, desenvolve, aplica, melhora e distribui recursos de tecnologia e informação para a prática diária do médico anestesiologista, gerando benefícios ao profissional, ao paciente, às instituições e ao meio-ambiente. A Anestech já desenvolveu diversas ferramentas para simplificar os processos anestésicos e seus aplicativos são usados em diversos países do mundo.

Para ser selecionada, a startup foi avaliada por uma banca multidisciplinar formada por executivos da Pfizer, da aceleradora Berrini Ventures, de grandes hospitais e investidores do setor de Saúde.  Agora a Anestech receberá mentoria de executivos da Pfizer do Brasil e dos Estados Unidos, no período de outubro a dezembro, e também participará da aceleração da Berrini Ventures que será iniciada em outubro e finalizada em janeiro.

Entre os mentores do prêmio estão Maria Lanzarone (diretora de Produto para a América Latina da Pfizer Inc), Sílvio Ferrari (diretor de Marketing e Vendas da Área Hospitalar da Pfizer Brasil), Eurico Correia (Diretor Médico da Pfizer Brasil) e Fernando Cembranelli (CEO da Berrini Ventures).

As outras duas vencedoras na competição da Pfizer foram a SoulVox e a Laura Networks. A primeira tem por objetivo devolver a própria voz às pessoas que têm restrições de comunicação.A segunda utiliza a inteligência artificial por meio do robô Laura, que é capaz de monitorar as condições dos pacientes e detectar precocemente casos de sepse (infecção generalizada), responsáveis por mais da metade das mortes nos hospitais do Brasil.

 

Fonte: StartSe

Sem categoria 11.10.2016

21285102A sináptica PackID, de Chapecó-SC, da área de Nanotecnologia e Big Data, recebeu ontem (10/10), um prêmio de 10 mil euros em Berlim, na Alemanha. O investimento provém do programa de aceleração de startups AdMaCom, por meio da rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials). Desde agosto, cinco startups catarinenses, junto a outras 10 europeias selecionadas, competiram no AdMaCom e a PackID se destacou como a melhor entre elas, levando para casa o prêmio.

Durante o programa de aceleração, as startups receberam treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras. Das cinco brasileiras participantes do AdMaCom, todas eram catarinenses e 3 oriundas do Sinapse da Inovação, sendo a vencedora PackID e a Due Laser, da quinta edição do programa em Santa Catarina, e a Nanoscoping, contemplada da quarta edição. As outras duas representantes brasileiras são a ETAX (São Bento do Sul) e a Alkimat (São José).

Os sócios da PackID, Caroline Dallacorte e Thales Akimoto desenvolveram uma etiqueta adesiva com nanosensor de temperatura que auxilia a cadeia alimentícia e farmacêutica a monitorar em tempo real, via desktop ou mobile, seus produtos. De acordo com Caroline, o ganho da solução está na oferta de prevenção, pois estes ramos da economia perdem produtividade devido à falta de um serviço/produto como este no mercado.

A conquista foi tema da coluna de ontem da jornalista Estela Benetti, do Diário Catarinense, confira aqui.

Parabéns PackID!

Sem categoria 11.10.2016

De 03 a 07 de outubro, quatro startups catarinenses participaram do AIT – Academia Industry Training – Camp Rio de Janeiro, primeira etapa do programa que visa de transformar pesquisas de brasileiros e suíços em inovações de mercado.

O programa é uma iniciativa da École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL), da Suíça, organizado no Brasil pela Swissnex Brazil, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o encontro, pesquisadores de 10 startups do Brasil e 10 startups da Suíça, receberam workshops para desenvolver sua capacidade empreendedora, abordando a análise de mercados, estratégias para captação de recursos e preparação para a apresentação da empresa (pitch). Além disso, os empreendedores visitaram instituições-chaves do Brasil, participando de palestras e eventos de networking para identificar oportunidades de mercado e estreitar as relações entre atores dos dois países.

Das 10 empresas brasileiras selecionadas, quatro são catarinenses sendo três delas contempladas na quinta edição do programa Sinapse da Inovação Santa Catarina: Revella, i9 Biotec e Nanovets. A Revella, representada por Mateus Vieira Carlesso, é uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados à biotecnologia e está trabalhando em um revelador de patógenos. A i9 Biotec, representada pela Maria de Lourdes Borba Magalhães, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, é voltada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores, incluindo kits de purificação de amostras de DNA, enzimas biotecnológicas e outros insumos. A Nanovets, representada por Leandro Antunes Berti, tem como objetivo o desenvolvimento de fármacos, equipamentos e serviços voltados ao uso animal.

Todas as empresas catarinenses foram premiadas no evento final, que ocorreu na sexta-feira, 07 de outubro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. As empresas tiveram destaque como melhor pitch (Nanovets), destaque empreendedor (Revella), votação popular (N-Power) e melhor apresentação de todas (i9 Biotec).

Após o Camp no Rio, os participantes seguirão para Lausanne e Zurique, de 28 de novembro a 02 de dezembro, quando participarão da segunda etapa do programa.

14567467_685592261588260_6545800144311824895_o

Sem categoria 28.09.2016

Terminam na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, as inscrições para a segunda edição do Inove Senior, programa de aceleração de startups promovido pela Senior, empresa catarinense especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística e de controle de acesso. A iniciativa é voltada a startups de todo o Brasil, que tenham projetos nas áreas de software e hardware e que explorem novas demandas de mercado, como IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, entre outras. As duas finalistas receberão investimentos de até R$ 500 mil.

A primeira edição do programa, realizada em 2015, disponibilizou mais de mil horas de mentoria, consultoria e capacitação às 10 startups selecionadas. Segundo Maíra Rabelo, CEO da M2Agro, o Inove oferece acesso ao mercado e conhecimento em áreas diversas. “Durante a aceleração, conseguimos validar o negócio da startup e definir os melhores caminhos para chegar aos nossos clientes, trabalhando em larga escala. O programa nos deu potencial de escalabilidade e força para alavancar a empresa a um crescimento ainda maior”, afirma. Finalista da primeira edição, a M2Agro foi uma entre as três startups que passaram a ser unidades de negócio da Senior e hoje têm seus produtos incluídos no portfólio da companhia.

 

Expectativas e requisitos
“A última edição do Inove trouxe excelentes resultados, com projetos interessantes e com muita aderência ao mercado e ao negócio da Senior. Para este ano, estamos bastante empolgados com a possibilidade de aceleração de startups que atendam novas demandas importantes do mercado em termos de hardware e software”, explica o Gerente de Inovação da Senior, Cacio Packer. “Além dos benefícios financeiros, as startups que participam do projeto têm acesso a especialistas que compartilham conhecimentos voltados a apoiar o crescimento dos projetos de forma sustentável”, complementa.

Para participar da segunda edição, as startups interessadas devem acessar o site www.inovesenior.com.br e preencher um cadastro com informações detalhadas sobre o projeto. Entre os requisitos para participar do programa estão a apresentação do MVP (Produto Mínimo Viável) validado; ter mais de um empreendedor dedicado à operação; disponibilidade para estar presente em Florianópolis durante as sessões de mentoria; e atuação no mercado corporativo, seja no modelo B2C (de negócios entre empresas) ou B2B2C (negócios entre empresas com foco no consumidor final). Outro ponto importante é que a startup não precisa, necessariamente, ser pessoa jurídica ou ter faturamento mínimo.

 

Etapas da aceleração

 

Após o término das inscrições, 20 startups serão pré-selecionadas para participar do processo de apresentação dos negócios. Dessas, 10 serão escolhidas por um comitê avaliador – composto por executivos da Senior e parceiros – para participar de atividades, durante um mês, que incluem entrevistas com empreendedores e uma avaliação detalhada do negócio.

Até oito startups participarão do processo de aceleração, durante o qual serão divididas entre aceleração comercial ou aceleração de produto, de acordo com estágio e maturidade do negócio. Nesse momento, as empresas receberão orientações sobre modelos de negócios, validação de mercado, viabilidade do produto, força de vendas, acesso ao mercado e gestão.

A aceleração acontecerá durante o ano de 2017 e até duas finalistas poderão receber investimento de R$ 250 mil cada, além de tornarem-se Unidade de Negócios da Senior.

 

18994311458_72fd4feec6_z

Sem categoria 26.09.2016

Você tem uma empresa de Tecnologia da Informação e busca uma oportunidade de negócio no exterior? A Softex, Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, está lançando a série de Market Analysis que contempla os mercados internacionais que apresentam maior potencial para receber soluções brasileiras. O objetivo dos relatórios é trazer maiores informações sobre as tendências dos mercados de TI em outros países, para atender à demanda das empresas brasileiras do setor interessadas em buscar novos espaços para seus produtos e serviços. A iniciativa ocorre no âmbito do projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A falta de informação sobre mercados externos é apontada como principal dificuldade por cerca de 70% das empresas que buscam nosso apoio no processo de internacionalização”, explica Guilherme Amorim, gerente da área Internacional da Softex.

Ao longo deste ano, foram produzidos 16 relatórios, entre eles um abrangendo a região da América Latina que apresenta forte demanda em função de similaridades culturais. Chile, Colômbia, México e Argentina são mercados muito receptivos à TI brasileira, cada um com características próprias.

“A identificação dessas peculiaridades aumenta a probabilidade de sucesso quando uma empresa brasileira chega a um novo país. No caso do Chile, por exemplo, há uma forte demanda gerada pelos vários acordos bilaterais assinados pelo país, o que faz dele uma excelente base para outros mercados. Além disso, o Chile também é muito receptivo para vendas governamentais”, explica Amorim.

A América do Norte e a Europa, duas outras regiões que podem absorver a produção brasileira de TI, também integram a série Market Analysis.  “Qualquer empresa interessada pode ter acesso à versão resumida e, caso queira informações mais detalhadas, pode se associar ao Projeto”, complementa Amorim, lembrando ainda que os relatórios são produzidos com base em informações exclusivas dos principais institutos de pesquisa globais como Gartner, Euromonitor e Forrester, alinhadas com os dados primários levantados e analisados pelo corpo técnico do próprio Projeto.

Hoje, as empresas do Projeto Setorial Softex/Apex-Brasil respondem por 45% das exportações do setor de software e serviços do Brasil. Integrado atualmente por 202 companhias, ele têm como mercados-alvo prioritários Estados Unidos, Colômbia, Chile e México.

O Projeto oferece uma série de benefícios às associadas além de informações qualificadas sobre os mercados-alvos, tais como assessoria comercial no exterior, participação em feiras e eventos internacionais, apoio na obtenção de financiamento para exportação e em questões como registro de marcas e de software, localização, instalação de subsidiárias e aspectos legais.

 

Conheça os relatórios:

 

Estados Unidos

Brasil

Chile

Colômbia

Argentina: PANORAMA E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE TI COM FOCO EM FOLHA DE PAGAMENTOS

Peru

Argentina, Chile e México: Destaques da América Latina em software e serviços de TI

Colômbia e Chile

Canadá

Portugal

Europa: O mercado de TI em Educação

Mobile: Tendências Globais

 

Para acessar a série Market Analysis lançada pela Softex visite: http://www.brasilitplus.com/brasilit/Portugues/detOportunidadesInvestimentos.php

 

Fonte: Softex

Sem categoria 21.09.2016

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do DemoDay Amazonas – Dia da Demonstração, evento que ocorrerá durante a programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e promove o encontro entre empresas, empreendedores e investidores voltado para a geração de negócios inovadores.

Nesta edição, serão selecionadas dez startups para apresentarem seus produtos e/ou serviços a investidores, empresários e demais interessados. São elegíveis empresas operantes no estado do Amazonas, com até 4 anos de existência, provenientes de programas de pré-aceleração, aceleração, pré-incubação, incubação e de outros programas e iniciativas que promovam o empreendedorismo amazonense.

O lançamento do edital ocorreu na manhã desta terça-feira (20) pelo governo do Estado do A2016-09-20-demoday-ammazonas na sede da Samsung Ocean, localizada nas instalações da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA) e contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, do titular da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), Thomaz Nogueira, do vice-reitor da UEA, Mário Bessa, dentre outras autoridades.

O projeto é coordenado pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a co-realização da Fabriq Aceleradora, MEU e Samsung Ocean Center, e conta com a parceira da Fapeam, do Sebrae-AM, da Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (Abraii), da Agência de Inovação da UEA (Agin-UEA), da Incubadora de Empresas da UEA (In-UEA), da UNA-SUS Amazônia, Leanorte, Anjos do Brasil e Inseed Investimentos.

O evento acontecerá no dia 25 de novembro e as inscrições podem ser realizadas na plataforma Busquecursos até 21 de outubro. O edital de seleção está disponível na página www.seplancti.am.gov.br no item Destaques.

 

 

Fonte: FAPEAM

Sem categoria 13.09.2016

Confira alguns editais e programas de incentivo ao empreendedorismo que estão com data marcada:

 

 

92. WCTI 2016

WCTI 2016, 03 a 05 de outubro em Brasília

O WCIT 2016 é o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação que em sua 20ª edição acontece pela primeira vez na América do Sul, em Brasília/DF. Organizado pela World Information Technology and Services Alliance – WITSA, aliança presente em 82 países o evento é evento uma oportunidade única de expandir os negócios e investimentos em empresas e ideias, gerando competitividade no mercado global através de palestras, exposições, encontros B2B e eventos sociais.

Informações e inscrições neste link.

 

 

 

 

90. Programa EAT

Programa EAT, inscrições até 21 de outubro

O Programa EAT é uma iniciativa do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo IPEN/USP e busca por startups e pesquisas inovadoras relacionadas à cadeia de alimentos. O objetivo do programa é promover a inovação aberta, encontrando tecnologias e empreendimentos que visem ao desenvolvimento sustentável e tenham impacto positivo para todo o mercado, incentivando projetos que tenham soluções para tecnologia de alimentos, voltadas a toda a cadeia de produção nas áreas de agricultura, logística, indústria alimentícia, varejo, consumo e pós-consumo.

Informações e inscrições neste link.

 

 

 

 

85. Bio Latin America Conference

Bio Latin America Conference, 26 a 28 de outubro em São Paulo

BIO Latin America é uma conferência para explorar a inovação e oportunidades de parceria da indústria de ciências da vida na América Latina. O evento contará com executivos de alto nível, líderes governamentais, acadêmicos e investidores de todo o mundo para discutir as tendências, desafios da indústria e estruturas políticas, apresentações de empresas, BIO One-on-One reuniões Partnering ™ e oportunidades de investimento neste mercado emergente.

Informações e inscrições neste link.

 

 

Sem categoria 09.09.2016

Confira alguns editais e programas de incentivo ao empreendedorismo que estão com data marcada:

 

 

94. Rising Startup Spain

Rising Start Up Spain, inscrições até 30 de setembro

Rising Start up Spain é um programa de aceleração destinado a empreendedores e startups estrangeiras que contribuam na promoção da atividade empresarial na Espanha, com um projeto escalável e inovador. O programa tem duração de 6 meses, a contar da data de início da incubação, oferecendo espaços de trabalho livre em Madrid e Barcelona,  10.000 euros de subvenção para as despesas iniciais, instalações para a realização de vistos e autorizações de residência e orientação para contato com potenciais investidores.

Informações e inscrições neste link.

 

 

 

 

91. Telefonica Open Future

Telefónica Open Future, inscrições até 30 de setembro

O Telefónica Open Future é um programa de inovação aberta e empreendedorismo do Grupo Telefônica, por meio do seu crowdworking de Bizkaia, na Espanha. Podem se inscrever startups que possuam projetos baseados em tecnologias da indústria 4.0, que reúne as mais avançadas aplicações digitais do momento, especialmente voltados para melhorar a manutenção de centros de transformação de parques eólicos remotos.  Na etapa inicial, serão selecionados entre 5 e 10 projetos, que participarão de uma viagem de imersão de três dias em Bizkaia, na Espanha, para cocriação e aprendizagem.

Informações e inscrições neste link.

 

 

 

 

93. Campinas Startups

5ª Conferência Campinas Startups, 07 de outubro em Campinas/SP

Realizado pela Associação Campinas Startups, uma das mais atuantes entidades do setor no Brasil e na cidade de Campinas-SP, um dos principais polos tecnológicos do Brasil, o evento reunirá em um  mesmo ambiente cerca de 600 empreendedores, startups e investidores, com o objetivo de fazer  negócios, inspirar e capacitar.

Informações e inscrições neste link.