Operação AmazonasPromoção:
Operação AmazonasPromoção:
Sinta-se livre para contactar-nos:

Aparelho Exdor irá amenizar dores musculares através de estimulação elétrica

Sem categoria 04.02.2016


Infografico1-295x300
É inegável que vivemos uma era em que os dias parecem ter cada vez menos horas, as ruas mais carros, e as pessoas menos paciência. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil é considerado um dos países mais estressados do mundo. Tendo em vista esse panorama, é muito raro encontrar atualmente alguém que nunca sofreu com dores musculares, que acometem qualquer parte do corpo devido à tensão.

Uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa Sinapse da Inovação, com o apoio do governo do Estado via Fapeam, pretende acabar com o mal-estar gerado pelas dores musculares através de um produto que utiliza correntes elétricas. O aparelho, intitulado Exdor, será portátil, de fácil manuseio para os usuários e sem restrição de idade.

O projeto, desenvolvido sob a coordenação da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ayrles Barbosa Mendonça, irá operar através de eletroestimulação transcutânea (em contato com a pele). A intensidade da corrente elétrica será regulada pelo próprio usuário de acordo com as dores no corpo.

Na composição do Exdor será usado tecido de fibra de curauá (Ananas erectifolius), planta típica da região amazônica, que é resistente, leve, e atuará como isolante elétrico. Adesivos de disco de gel de silicone também farão parte do equipamento e atuarão como ponte de ligação entre a pele e a corrente elétrica. Segundo a coordenadora, ele poderá ser usado em qualquer situação de desconforto biomecânico e/ou queixas álgicas, como patologias, fadigas musculares, dores na região lombar, hérnias de disco, vícios posturais.

 

A previsão é que um protótipo do Exdor seja concluído em até quatro meses. A experiência promete não ter efeitos colaterais, nem necessidade de terapias ou de ingestão de medicamentos. A expectativa do grupo de pesquisa é que, com o equipamento, o cliente seja o sujeito ativo e autônomo no seu processo de bem estar geral.

Arte: Lícia Gonçalves / Agência Fapeam

Sorry, the comment form is closed at this time.